Cervejaria Theodora – Santo André

Fomos conhecer a micro cervejaria Theodora que apesar de existir há pouco tempo (desde maio de 2013) merece destaque por sua qualidade na produção das suas cervejas.
A casa de esquina que nos lembra um galpão, com os tonéis expostos e decoração rústica nos agradou logo de cara. E a proposta é semelhante à famosa Cervejaria Nacional de São Paulo.
Pudemos bater um papo com o mestre cervejeiro Tarsis Patini (foto) e um dos donos Maurício Moraes, que nos contaram desde a fabricação das cervejas, que seguem a escola belga e inglesa, até das as curiosidades das opções dos cardápio
Mauricio Moraes foi dono do restaurante Terra de Santa Cruz, dentro do Mercadão de São Paulo durante 15 anos e trouxe toda sua experiência para a cervejaria que era seu sonho antigo. Provamos alguns dos petiscos da casa, que tem como carro chefe o Carré de Cordeiro servido com chimichurri, e o Steak de Cordeiro. O cordeiro é criado por um dos sócios em Botucatu assegurando que a carne servida seja de qualidade. Mas se o cordeiro não te agrada não faz mal, pois as opções são intermináveis, eles também tem burgues, escondidinhos, peixes, além de porções de petiscos para harmonizar com cada estilo de cerveja.
A Cervejaria tem fabricação de 2 mil litros por mês dos estilos Pilsen, IPA, Schwarzbier e Witbier. Todas cervejas, assim como a cervejaria (Theodora quer dizer presente de Deus) levam nomes de Deusas Gregas. A liberdade na criação das cervejas é o ponto forte da Theodora, que em breve terá mais novidades.
Tessália, a Pilsen da casa – excelente, agradou muito.
Lys é a Witbier – malte, flocos de trigo e aveia, semente de coentro e casca de limão siciliano. A adição de raspas da casca de limão siciliano no lugar da laranja que é usada normalmente deu um toque especial deixando a cerveja muito mais leve e refrescante. Foi a nossa preferida e vale a pena experimentar. A cerveja é usada em um dos drinks da casa que é a caipirinha
Hera é a IPA – tem o amargor mais intenso e coloração âmbar. Apesar o estilo e do teor alcoólico mais elevado (6,8%). Acreditamos que agrada até mesmo quem não está acostumado com o estilo.
Thera, a Schwarzbier – Cerveja preta com toque de café e grãos torrados, possui um amargor equilibrado e um final seco. Mais uma cerveja com boa drinkability.
Para o inverno a novidade será a Bock, ainda sem nome, que provamos e gostamos.
Na parte de petiscos, nos deliciamos com o Croquete de Cordeiro. O mais saboroso que já comemos.
Pra acompanhar a Tessália petiscamos uma Polenta Frita muito bem feita e coberta por queijo.
O Bolinho de Mortadela, estava bem sequinho e saboroso.
Já o Bolinho de Arroz faz o estilo bolinho da vovó.
A cervejaria Theodora pretende comercializar suas cervejas também em garra e provavelmente como cerveja viva. Estão apenas na dependência da regularização no M.A.P.A. (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que regula o comércio de cervejas no país).
Santo André ganhou uma belíssima opção e uma cervejaria que vai contribuir muito com a cultura cervejeira na cidade. E tem tudo pra atingir proporções ainda maiores. O consumidor cervejeiro agradece!
Cervejaria Theodora
Rua Guilherme Marconi, 211 – Vila Assunção
Santo André/SP
Fone: 11 2598-444
www.facebook.com/pages/Cervejaria–Theodora
[googlemap width=”540″ height=”300″ src=”https://www.google.com/maps?q=Rua+Guilherme+Marconi,+211,+Santo+Andr%C3%A9&hl=pt-BR&ie=UTF8&sll=37.0625,-95.677068&sspn=35.410182,57.304687&hnear=Rua+Guilherme+Marconi,+211+-+Vila+Assuncao,+S%C3%A3o+Paulo,+09020-270,+Brasil&t=m&z=16″ position=”left”]