5ª Confraria Radisson de Cervejas Especiais
No começo de dezembro aconteceu a última Confraria Radisson Faria Lima de Cervejas Especiais do ano, organizado pelo hotel Radisson Faria Lima, a importada Bier & Wein e o restaurante Badebec. O tema não poderia ter sido melhor: “Cervejas para Brindar”.
As cervejas sugeridas tinham belíssima apresentação, na sua maioria garrafas rolhadas e até mesmo uma vedada com cera de vela derretida. Perfeitas para utilizar nas mesas de confraternizações de fim de ano.
O valor para participar desse evento foi de R$ 55, o que vale cada centavo, pela experiência que traz ao participante ao poder sentir o potencial de cada cerveja. Além de aprender a combinar cada estilo com um tipo de prato.
La Trappe Witte com mini rolls de arroz oriental e salmon.
Cerveja trapista holandesa do estilo Witbier, clara, com 5,5% ABV e de alta fermentação. Uma cerveja de trigo, refrescante e aromática, com notas frutadas e cítricas. Tem a acidez ideal para acompanhar peixes, frutos do mar, saladas e pratos leves.
Baladin Wayan com Risoto de pera ao perfume de laranja.
Cerveja italiana do estilo Biere Saison, clara com 5,8% ABV e 9 IBU. Criativa cerveja Saison, produzida com 5 cereais (cevada, trigo, centeio e trigo sarraceno) e 9 especiarias, das quais 5 são pimentas. Com este mix exclusivo, o aroma da Waygan nos remete aos pomares de frutas cítricas banhadas pelo sol, combinadas com notas de flores de laranjeira, pêra e bergamota. Elegante, efervescente e refrescante, de cor clara e levemente turva, vai bem com mariscos e pratos de peixe, carne branca e queijos frescos.
Rodenbach Grand Cru com Arroz de pato com agrião.
Cerveja belga Flanders Oud Red/Brown Ale, escura com 6% ABV e fermentação híbrida (alta/láctica). De paladar ácido e frutado, notas amadeiradas e vinhosas e longo retrogosto, lembra a complexidade de um vinho Grand Cru. Produzida com 3/4 de cerveja envelhecida por 2 anos em barris de carvalho + 1/4 de cerveja jovem é muito versátil e acompanha bem desde frutos do mar, camarão ou peixe branco, até pato, carnes de caça, patês e o tradicional Flamande – clásssica receita belga de carne cozida com cebolas e cerveja.
Speakeasy Double Daddy com Mini sanduíche de pernil com barbecue.
Cerveja americana do estilo American Imperial IPA, cobre com 8,5% ABV, 112 IBU e alta fermentação. Ela é duplamente maltada e lupulada, esta é uma IPA elevada à potência, de estilo no-limits, com excelente aparência cobre e forte aroma de lúpulo. Super amarga, alcoólica e maltada, mas com final incrivelmente limpo e seco. Uma grande cerveja, feita com 4 variedades do lúpulo Pacific Northwest e dry hopping. Companhia perfeita para pratos robustos e intensos como costelinha, carnes de caças e queijos fortes.
Urthel Samaranth Quadrium com Mini sanduíche de miga com carne louca e gorgonzola.
Cerveja belga do estilo Belgian Strong Dark Ale, escura, com 11,5% ABV e alta fermentação. Uma cerveja escura que se destaca pelo perfeito balanço entre sabor encorpado e complexo aroma. Em setembro de 2002, esta foi a cerveja do casamento de Bas e Hildegard. É uma cerveja para ser degustada em dias especiais, com elevado teor alcoólico (11,5%), sendo ideal para ser apreciada com queijos e carnes robustas, chocolates ou ainda ao final das refeições.
Lindeman’s Framboise com Mousse de chocolate branco com raspas de chocolate ao leite.
Cerveja belga do estilo Fruit Lambic com framboesa, com 2,5% ABV e de fermentação espontânea. Ela é produzida com malte de cevada, trigo e no mínimo 25% de suco natural de framboesa, é uma cerveja delicada, refrescante e com intenso sabor da fruta. Ideal para ser servida em um brunch, coquetel ou como aperitivo e harmoniza belamente com sobremesas a base de chocolate (branco ou ao leite), frutas e pode ser versatilmente utlizada no preparo de pratos e sobremesas.
Quem tiver a oportunidade nas próximas confrarias em 2015, não pode deixar de ir e participar desse aprendizado.