Workshop com brewmaster global da Heineken, Willem Van Waesberghe

Esta semana tivemos a imensa alegria de participar de um workshop com o mestre cervejeiro global da Heineken, Willem Van Waesberghe, que aconteceu no Instituto da Cerveja Brasil.

Heineken Brewmaster

O brewmaster holandês respondeu a diversas perguntas feitas pelos jornalistas e beerlovers presentes no Instituto e pelos internautas pelo facebook, através dos comentários do video streaming realizado ao vivo.

O evento fez parte do lançamento da nova campanha global da Heineken, “There’s more behind the star”, que convoca a todos a descobrir as histórias e origem e tem o mestre cervejeiro contracenando com astro de Hollywood Benicio Del Toro. Lançada em mais de 40 países em todo o mundo, a campanha, que estreou no Brasil no dia 13 de junho, tem como foco a própria cerveja, sua qualidade e sua incomparável presença internacional.

Heineken Brewmaster

O bate papo teve como tema cerveja e os diferenciais que fazem da Heineken a lager Premium reconhecida internacionalmente por sua qualidade e teve a presença de dois experts no assunto, Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira, ambos sócios e fundadores do ICB. Que também debateram sobre tendências de mercado global.

Heineken Brewmaster

Esses diferenciais envolvem a receita original e tradicional de 142 anos que leva apenas três ingredientes – água, malte e lúpulo – a exclusiva levedura A, que só Heineken tem, tempo de maturação de 28 dias e processo especial de fermentação em tanques horizontais, que atingem pressão ideal para a levedura da receita.

Algumas questões respondidas pelo Willem:

Cerveja na lata ou na garrafa?

Willem: De acordo com Willem, não faz diferença! As duas embalagens conservam a cerveja de maneira adequada. Algumas pessoas sentem o gosto metálico da lata, o que pode interferir no sabor do líquido, mas isso não é comum de acontecer.

Água. O sabor da cerveja muda de acordo com as características da água de cada país?

Willem: Não, uma vez que a água é tratada e purificada. Não houvesse esse tratamento, essa diferença realmente existiria.

É verdade que a Heineken mantém sua receita original de 142 anos?

Willem: Sim, é verdade. De uma pequena cervejaria para a atual presença global, uma coisa nunca muda – a receita original de Heineken®. Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! Assim como os outros 191 países onde Heineken está presente, o Brasil também deve enviar amostras da cerveja para Amsterdã, todos os meses.

Só com 3 ingredientes?

Willem:  Somente três! Água, malte e lúpulo. E o toque da exclusiva levedura A.

Em sua opinião, qual o principal ingrediente na cerveja Heineken que torna a bebida diferente de qualquer outra?

Willem:  A levedura A, que não existe em nenhuma outra cerveja no mundo. Desde sua descoberta, ela tem sido a chave para o equilíbrio no sabor característico de Heineken.

Quais são os diferenciais da cerveja Heineken? 

Willem: Heineken é sinônimo de paixão pela qualidade. Ela é diferente das outras cervejas porque leva apenas três ingredientes, todos 100% naturais, e passa por um processo bastante específico de produção. A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva “levedura A”, descoberta no século IX e usada até hoje para garantir uma cerveja balanceada e refrescante.

As receitas da Heineken seguem o mesmo padrão em todos os países? E como está o Brasil nesse cenário?

Willem: De uma pequena cervejaria para a atual presença global, uma coisa nunca muda – a receita original de Heineken. Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! Assim como os outros 191 países onde Heineken está presente, o Brasil também deve enviar amostras da cerveja para Amsterdã.

Quem te inspira no mundo cervejeiro?

Willem:  Sam Calagione, da DogFish Head, é um deles. Também admiro a proposta da Mikkeller, uma micro cervejaria dinamarquesa, que recebe e produz receitas de outros cervejeiros.

Qual sua dica para que quer ser um mestre cervejeiro?

Willem: Antes de tudo é preciso aprender a relação entre matérias primas, ingredientes, processos de produção e sabores. Isso não se aprende em livros, é preciso praticar. Ser curioso e ter um perfil Hands on é fundamental.

As artesanais são uma ameaça para as grandes indústrias?

Willem: Definitivamente não! O crescimento das artesanais mostra um amadurecimento do mercado consumidor, as pessoas querem, cada vez mais, saber o que estão bebendo, querem saber sobre origem de ingredientes e qualidade. Esse movimento favorece cervejarias como a HEINEKEN que produz produtos de qualidade e que dá ouvido aos seus consumidores.

Heineken Brewmaster

O Workshop teve transmissão com tradução simultânea no canal da cervejaria no facebook e pode ser assistido na íntegra pelo link www.facebook.com/heinekenbrasil/videos/1618152108499526.

Puggina

Paulistano, atua como Consultor na área de TI e bacharelado em Administração com ênfase em Marketing.

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