Festival Tereza de Benguela Cervejeiras celebra a vida das mulheres negras no meio cervejeiro
Com o intuito de debater o protagonismo e a posição da mulher negra em uma sociedade patriarcal e majoritariamente branca, ocorreu, em 25 de julho de 1992 o primeiro encontro de mulheres negras, latinas e caribenhas em Santo Domingos, na República Dominicana. Reconhecido pela ONU ainda neste mesmo ano, o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi inspiração para o Dia de Tereza de Benguela, no Brasil, em 2014.
Em vias deste protagonismo, o 1º Festival Tereza de Benguela Cervejeiras, que antecede a data e acontece no dia 23, conta a história de mulheres pretas deste mercado, suas conquistas e também mostra as múltiplas vozes que compõem a narrativa dentro de um ecossistema especialmente branco e heteronormativo, como o da cerveja. O projeto foi desenvolvido por Danielle Lira, sócia e fundadora do Torneira Bar, Daniele Souza, da Omi Odara, as cervejeiras Adriana Santos e Cinara Gomes e Sara Araújo, sommelière de cerveja.
“O Festival Tereza de Benguela Cervejeiras chega para conectar experiências, contar histórias de mulheres incríveis e suas contribuições no mercado cervejeiro e carregar, na ponta da lança, nossa ancestralidade, nosso trabalho de fomento e acessibilidade a cultura cervejeira com propósito, profundidade e multipontencialidades!”, compartilha Cinara Gomes, Tecnóloga Cervejeira
“Queremos celebrar a vida ao mesmo tempo em que contamos histórias com nomes importantes da atualidade e mostrar que podemos fazer muito mais do que esperam de nós”, explica Daniele Lira, sommelier de cerveja e sócia proprietária do Torneira Bar, um bar de todes para todes, da Vila Madalena. “Isso só foi possível com a parceria de mulheres singulares e engajadas, e claro, de patrocinadores que acreditam no nosso movimento da mudança que temos feito dentro do mercado”, finaliza a executiva.
Quem tiver mais de 18 anos e estiver no festival poderá degustar, com moderação, Spaten, patrocinadora do evento. Nascida em 1397 em Munique, a marca que chegou ao Brasil no ano passado tem forte ligação com o meio cervejeiro e já está presente nos principais eventos de cerveja do País.
O Festival também terá uma campanha de doação, e todo o alimento será destinado à ONGs que auxiliam mulheres negras em situação de vulnerabilidade social.
Com uma programação cheia, o Festival Tereza de Benguela Cervejeiras acontece a partir das 14h, no Torneira Bar.
Agenda
- Palestras fazendo resgate histórico da data;
- Palestra sobre harmonização;
- Palestra sobre história da cerveja;
- Palestra sobre consumo responsável;
- Roda de conversa com mulheres negras do mercado cervejeiro;
- Palestra sobre processo de fabricação da cerveja;
- Mini sarau com poesias.
Torneira Bar
Endereço: R. Inácio Pereira da Rocha, 121 – Vila Madalena
Data e Horário: 23 de julho de 2022, a partir das 14h
Cardápio: Cervejas premium, drinks autorais (com e sem álcool) e alimentação com e sem carne (incluindo opções veganas)
Divulgação: Thais Louzada – InPress