Venezas Bar, de São Paulo, é eleito o melhor buteco do Brasil pelo público do Comida di Buteco
Cerca de mil bares e petiscos. 25 circuitos. 40 cidades por todo o Brasil. Mais de um milhão de votos. Com números superlativos, a 23ª edição do maior concurso de butecos do país terminou na noite desta terça-feira, 04/07, durante uma grande festa em São Paulo. Na ocasião, foi revelado o vencedor da etapa nacional do concurso, que consagrou o Venezas Bar como o melhor buteco do país. Localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Venezas serviu aos clientes o Dona Rosa – caminha de aligot (purê de batatas cremoso com três queijos) coberto com ragu de pernil à vinha d’alhos, servida na gôndola de Veneza.
“É uma grande honra para nós ganharmos o Comida di Buteco. Já ficamos extremamente felizes em sermos bicampeões da etapa de São Paulo e agora, com a vitória da etapa Nacional, conseguimos realizar nosso sonho. Isso é fruto de trabalho e empenho da nossa equipe, que quer sempre fazer o melhor para os nossos clientes e amigos”, afirma Carlos Alberto Soares Junior, proprietário do Venezas Bar.
Durante um mês, público e jurados puderam visitar quase mil bares em 25 circuitos que abrangem 40 cidades em todas as regiões do país. Na ocasião, mais de um milhão de votos foram contabilizados com notas nas categorias atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco contou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados 50%. Após a divulgação dos vencedores de cada um dos circuitos, realizada durante o mês de maio, novos jurados visitaram os 25 butecos vencedores para uma nova rodada de avaliação, que aconteceu ao longo do mês de junho.
“Ao longo dos anos, o Comida di Buteco passou de um simples concurso para se tornar uma plataforma de transformação social. Os donos de butecos são, em sua maioria, pequenos empreendedores que lutam diariamente para manter seus negócios funcionando”, afirma Flavia Rocha, organizadora do Comida di Buteco. “Esses estabelecimentos guardam histórias de famílias, com suas memórias afetivas compartilhadas com público através de suas receitas e acolhimento. Com isso, a competição ajuda a dar visibilidade a quem, geralmente, não tem como fazer grandes divulgações”, completa.