Com 80% da construção concluída, fábrica de garrafas de vidro da Ambev no Paraná vai ampliar produção de cervejas premium a partir de 2025
A Ambev anunciou, nesta quinta-feira (13), que a sua nova unidade no Paraná já está com 80% da construção do prédio concluída. A nova fábrica de vidros da Ambev, que fica em Carambeí, recebeu investimento de R$ 870 milhões e faz parte do movimento de ampliar a oferta de cervejas premium do portfólio da empresa.
A unidade produzirá embalagens de diferentes formatos e cores de vidro, como long necks, 300ml, 600ml e 1L, com foco principal nos rótulos de cervejas premium, como Spaten, Corona, Stella Artois e Original. A produção de garrafas na fábrica de Carambeí abastecerá principalmente o mercado das regiões Sul e Sudeste do país. Uma garrafa de vidro retornável de 600ml, por exemplo, pode ir e voltar 20 vezes, em média, diminuindo a geração de resíduos no meio ambiente.
O investimento acontece em um momento de crescimento da demanda dos consumidores brasileiros por cervejas premium. Em 2023, o volume de vendas do portfólio premium da Ambev cresceu 25% na comparação com 2022. De 2019 até agora, a alta é ainda mais expressiva: 200%.
“Será uma fábrica inovadora e sustentável, que vai operar desde o início com 100% de energia renovável e produzirá as garrafas a partir da reciclagem de cacos de vidro, com uma operação de logística reversa importante para o meio ambiente. O Paraná, que é um estado extremamente relevante para o nosso negócio, ganhará uma das nossas fábricas mais modernas e tecnológicas, com equipamentos de ponta para produção de garrafas de diversas cores e formatos, um diferencial a longo prazo”, afirma Jean Jereissati, CEO da Ambev.
A cerveja Spaten, um dos rótulos premium da Ambev, quintuplicou suas vendas desde que foi lançada no Brasil, em 2021. Já Corona, marca de cerveja mais valiosa do mundo, segundo a Brand Finance, tem o Brasil como o seu segundo maior mercado, tendo crescido 70% seu volume de vendas no primeiro trimestre de 2024, ante o mesmo período do ano passado.
Impacto Social e Ambiental
A nova fábrica vai operar desde o início com 100% de energia elétrica renovável e será preparada para operar com biocombustíveis. Os novos fornos terão uma tecnologia que amplia a utilização de energia limpa e as garrafas serão produzidas a partir da reciclagem de cacos de vidro recolhidos em parceria com empresas de logística reversa e cooperativas.
Desde o início das obras até agora, mais de 1,8 mil empregos foram gerados na região, e até a conclusão do projeto esse número deve passar de 2 mil empregos. Quando estiver em funcionamento, mais 170 novos empregos diretos e indiretos devem ser gerados em Carambeí e região.
Ambev investe no Brasil
Desde o ano passado, a Ambev vem investindo mais de R$ 1 bilhão nas suas operações ao redor do Brasil em estados como Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Goiás e Paraná. O objetivo é otimizar e aumentar a capacidade de produção de cervejas premium, refrigerantes e embalagens.
Divulgação: Loures